sexta-feira, 17 de julho de 2009

Análise e reflexão


As actividades desenvolvidas, ao longo da frequência de Média Digitais e Socialização, permitiu-me analisar e compreender melhor as formas de interacção social entre as crianças e os adolescentes, nitidamente influenciadas pela sua relação com os media digitais.
Páginas de internet, Blogues, Chats, IM, email, Twitter, redes sociais como o Hi5, Facebook, Orkut e outras, telemóvel, sms e mms, Youtube, as dezenas de ambientes virtuais a 3 dimensões, dos quais se destaca o Second Life, e outras ferramentas digitais, cujo número continua a aumentar, estão seguramente a modificar e criar novas formas de interacção social entre os jovens.
A frequência desta unidade curricular, obrigou-me sobretudo a uma reflexão sobre como estes novos processos de interacção estão a agir no desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens e da necessidade que a escola tem de utilizar processos, que se aproximem mais dos processos de interacção que eles utilizam. Isto não significa apenas a apropriação destas ferramentas digitais na prática lectiva, mas, especialmente, criar novos modos na sua utilização, visando uma melhor identificação dos jovens com a escola.
A aprendizagem realizada ao longo desta unidade, tornou-me mais informado e mais consciente dos caminhos a precorrer para a consecução deste objectivo.
Considero, portanto, muito positiva a frequência desta unidade, quer ao nível da aprendizagem, quer ao nível dos vários processos de aprendizagem utilizados.
E o caminho, continua…

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