segunda-feira, 29 de junho de 2009

Construção de Glossário


Visando a definição de conceitos e terminologia usada pela cultura digital, esta actividade obrigou à pesquisa e esclarecimento de conceitos, muitos deles diriamente utilizados mas nem sempre compreendidos, tendo descrito três deles:

Instant Messaging (IM) ou Mensageiro Instantâneo é uma aplicação que possibilita uma conversação, através de mensagens de texto, em tempo real, o que o faz diferir do e-mail. Permite saber quando um dos elementos registado na sua lista de contactos, está conectado à rede (online). Estes programas incorporam também outro tipo de recursos (envio de figuras ou imagens animadas, conversação em áudio e vídeo-conferência).
Estes programas não estão imunes à monitorização por terceiros, a menos que utilizem programas especiais (utilizando métodos de Criptografia ) que codifiquem os dados transmitidos, por ambas as partes.
A sua massificação iniciou-se com o ICQ (acrónimo do inglês I Seek You) e rapidamente surgiram outros programas suportados por diversos protocolos. Entre os mais populares, em Portugal, destaque para o Windows Live Messenger , o Yahoo! Messenger e, possuindo um serviço de voz sobre IP , o Skype e o Google Talk .
Devido à sua popularização, algumas empresas adoptaram o uso de Messenger empresarial, onde o utilizador não possui autorização para adicionar contactos e toda a conversação é gravada (logada) para posterior análise.

Intellectual Property ou Propriedade Intelectual, é um monopólio concedido pelo estado e supervisionado, a nível mundial, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – agência das Nações Unidas). A propriedade intelectual engloba as criações do conhecimento humano. A sua protecção permite o direito exclusivo da valorização económica do conhecimento, durante um determinado período e numa determinada zona geográfica.
A protecção da propriedade intelectual baseia-se em dois princípios essenciais:
Um princípio moral - aos criadores deve ser reconhecida e protegida a sua qualidade de autores, obtendo por isso reconhecimento moral e material;
Um princípio económico - o Estado ao garantir a exclusividade e a lealdade de concorrência, favorece a exploração das criações.
Em Portugal e na maioria dos países europeus, a propriedade intelectual inclui duas categorias principais: a propriedade industrial (patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas e protecção de culturas) e os direitos de autor (obras literárias e artísticas, programas de computador, domínios na Internet e cultura imaterial)
Relativamente aos chamados "conhecimentos tradicionais", a OMPI está a estudar formas de regulamentar o assunto, instituindo o “Comité Intergovernamental sobre Propriedade Intelectual, Recursos Genéticos, Conhecimento Tradicional e Folclore”.

Media Industry ou indústria dos média (importado do inglês midia, com a acepção de meios de comunicação), é uma indústria pujante, versátil e muito influente, devido à sua tarefa de fornecer informação e gerar opinião pública.
Esta indústria tem vários objectivos como o entretenimento ( é o objectivo que gera mais receitas e emprega mais pessoas), educação, informação, entre outros.
Iniciada com a distribuição maciça de jornais e revistas, foi progressivamente apropriando-se de outros meios como a televisão e a rádio, os áudio-visuais, a Internet, que inclui blogs, fóruns, música e notícias, os livros, o correio postal, e outros media interactivos em desenvolvimento (ex. televisão interactiva).
Actualmente, em consequência da popularização dos conteúdos digitais e do crescente poder dos utilizadores face à forma como e quando querem receber os seus conteúdos media e a possibilidade de estes produzirem ou criar conteúdos dinâmicos, esta indústria está a sofrer uma profunda (r)evolução.

Os restantes termos podem ser consultados em:
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/glossary/view.php?id=89598

Sem comentários:

Enviar um comentário