terça-feira, 30 de junho de 2009

Identidade Social na Adolescência


Começo pela selecção de duas intervenções realizadas durante este fórum, que, retêm a informação necessária, com alguma análise crítica dos textos indicados.

Mensagem 1
"Concordo com o que foi expresso anteriormente.
Sendo a tarefa mais importante da adolescência a criação da identidade (segundo a teoria psicossocial de Erikson), a internet e, em particular, a criação de páginas pessoais (PP) e os
blogs, são ferramentas auxiliares na exploração e construção desta identidade, ajudando a responder a "Quem sou eu" (Maczewski, 2002).
Embora a identidade se "desenvolva durante toda a nossa vida, é no período da adolescência que ocorrem as transformações mais significativas" (Zacarés, 1997). Por isso, a generalidade dos autores considera positiva a construção de PP e
blogs, que está ligada ao sentimento de domínio (conseguiram criar algo e podem mostrar), à exploração da identidade (independentemente das características como a cultura, o género, diferenças sócio-económicas, étnicas, etc) e, muitas vezes, ao sentido de sociabilização (com os seus pares e/ou a procura de amizades diferentes das que têm na vida real).
O processo de criação de uma PP ou blog - o processo é mais importante que o produto, ajuda os adolescentes no desafio crucial da sua auto-definição e auto-descoberta. Ajuda-os a reflectir sobre si mesmo e a terem uma visão mais exacta da sua identidade. Ajuda-os também a serem eles mesmos, na medida em que o anonimato dá-lhes a liberdade que, por vezes, não obtém por outro processo e que precisam para se desenvolverem.
Quanto caracterização, quer entre pré-adolescentes e adolescentes, quer no género, os estudos concluem que a observação de PP e
blogs é um método muito viável para o estudo destas características, embora haja ainda muito trabalho a fazer. A falta de estudos abrangentes, pode ser uma das razões das contradições referidas, em particular, no estudo "Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs".
"Truth is, I do feel a bit lonely at school, of course it’s because I’m too proud to talk about boys and shopping and stuff like that… so basically I’d just sit there while they go on and on and on and on about those trivial stuff while I read my book.
Sometimes I wish there’s just one friend who would think like me."
Este texto, retirado de um blog de uma jovem de 15 anos (
http://zchy.wordpress.com/2006/09/14/19th-post-lonely/) penso que demonstra o aspecto positivo anteriormente referido.
Relativamente ao que o Rui escreveu no seu último parágrafo, também conheço situação idêntica e são gémeos, o que me faz alguma confusão. Talvez seja explicável pelo que está referido no texto "A construção da identidade em adolescentes" em que, na formação da identidade, para além de factores interpessoais e culturais, existem também factores intrapessoais, inaptos ao indivíduo."
(
João Paulo Curto - Domingo, 5 Abril 2009)

Mensagem 2
"Olá colegas.
Segundo Erikson, todos nós passamos por várias fases/estádios na vida, cada uma delas marcada por uma “crise” que deve ser resolvida para que ocorra um desenvolvimento saudável. No caso do estádio da adolescência o “drama” seria incompreensível sem a referência à questão central “Quem sou eu? O que irei fazer da minha vida?O problema mais importante que o adolescente tem de enfrentar é o de construir uma identidade pessoal e um papel social, destacando-se assim do universo pré-adolescente e acedendo ao mundo dos adultos. O adolescente vive nesta fase a “confusão dos papéis”: que profissão escolher, que tipo de pessoa ser, como integrar essas opções de modo coerente, etc.Mas como cumpre o adolescente a tarefa de se tornar ele próprio e de, simultaneamente, corresponder às expectativas sociais? Surgem assim dois grandes desafios para o adolescente:
Encontrar uma orientação/caminho para a vida que, de certa forma, não traia as suas aspirações, atitudes e valores e que em simultâneo seja consistente com o que a sociedade espera de si;
Construir uma identidade que exprima autonomia e independência em relação aos pais sem romper a ligação com família.
Perante estes dois grandes desafios, o adolescente usa as suas capacidades cognitivas, imaginando-se a desempenhar diferentes papéis, esforçando-se, no sentido de encontrar uma identidade própria que lhes permita participar no mundo adulto. No entanto, este esforço constitui um grande desafio, que nem sempre é fácil e, pegando na frase do Carlos, “Os constrangimentos físicos e culturais poderão inibir os adolescentes. A utilização dos
blogs permite-lhes uma maior flexibilidade na exploração da sua própria identidade.” O uso das tecnologias veio, assim, permitir explorar, com mais facilidade, os diversos papéis. Através dos blogues e não só (por exemplo: hi5, faceboock, myspace…) entram num mundo virtual, criando redes sociais, onde podem desempenhar com mais facilidade os diversos papeis, experimentando diversos “eus” para aprender mais sobre possíveis identidades.No entanto, é importante referir que os jovens continuam a manter relações presenciais, a terem um grupo de amigos com quem convivem em situações reais. Mas, para além desta interacção em situações reais os jovens têm, agora, a possibilidade de continuar a interagir em situações virtuais utilizando a tecnologia.Para terminar, os adolescentes, ao fantasiarem, das mais diversas formas, acerca do seu futuro, começam a descobrir quem serão."
(Milena Jorge - Quinta, 9 Abril 2009)

Para além destas duas intervenções, referência também a um estudo de Denise Bortree (2005), "Presentation of Self on the Web: an ethnographic study of teenage girls' weblogs":
“O processo de escrita de um blog envolve a formação da sua identidade, ao mesmo tempo que tem de "negociar" com um média, que serve para comunicação interpessoal (maioritariamente) e como comunicação de massas;
Este é um ponto crítico com que os "bloggers" adolescentes têm de lidar: como incluir um número suficiente de pormenores da sua vida para solidificar a sua relação com os grupos de amigos e, ao mesmo tempo, conseguir preservar alguma da sua intimidade para com o público.

Esta actividade permitiu-me compreender melhor a importância do processo de construção da identidade social na adolescência com as dúvidas, incertezas e angústias que os jovens atravessam nesta fase de auto-definição e de auto-descoberta. A construção de páginas pessoais e de blogues, por parte dos pré-adolescentes e adolescentes, tem um duplo papel positivo: se por um lado, é mais uma possibilidade para reflectir sobre si próprio e sobre os outros, adicionando uma nova dimensão para a auto-descoberta e definição de identidade, serve também como um importante objecto de estudo, para uma melhor compreensão das características destes jovens e das modificações provocadas pela tecnologia digital, em que estão mergulhados. Na realidade, cada vez mais investigadores e autores estão a investir neste campo, procurando colmatar as insuficiências e contradições que existem, devido ao número reduzido de estudos efectuados.

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